Questão: 96489 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Texto 1
Nada mais enganoso do que encarar A Conquista da Honra como um filme destinado, a exemplo de tantos dramas de guerra norte-americanos, a apenas engrandecer a participação dos EUA na Segunda Guerra. Seria exagero também, por outro lado, esperar dele a função de advogado do diabo, como o fictício (e antissemita) presidente Charles Lindbergh do romance Complô contra a América, de Philip Roth, para quem os EUA não deveriam ter entrado no conflito. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, como Clint Eastwood tem feito em sua obra madura de cineasta. O mundo, em filmes como Sobre Meninos e Lobos, é complexo, cheio de nuances, de interesses divergentes, de versôes e contraversôes - e de gente tentando viver dignamente em meio a isso. (Sérgio Rizzo)
Texto 2
O longa de animação enfoca o dia-a-dia de Tales, Jairzinho e Bandeira - um jaguar, um quati e um tamanduá, respectivamente -, filhotes (ou pré-adolescentes) em conflito com a escola, com a família e, principalmente, com a própria identidade. Quando o trio recebe a missão de escrever uma redação escolar cujo tema é "quem sou eu?", os três amigos descobrem a história da vila dos brichos (corruptela de bichos brasileiros). Ao longo da animação, o espectador também entra em crise, já que linguagem, temática e ritmo estão em conflito. Os "brichos" fofinhos com formas arredondadas destoam dos diálogos dirigidos aos pré-adolescentes viciados em games, internet e skates. Mas o que chateia mesmo é a mensagem mastigada o tempo todo sobre o "país a ser construído". A animação exacerba o nacionalismo, tema já batido no banco escolar em diferentes períodos da história da infância. (Gabriela Romeu)
Texto 3
Nos anos 70, o recém-formado Garrigan vai trabalhar em Uganda cheio de idealismos. Por acaso, ele atende Idi Amin após um acidente. O novo líder do país decide transformá-lo primeiro em seu médico pessoal e, depois, em seu conselheiro mais próximo. Quando percebe que o presidente se tornou um ditador, Garrigan prefere, a princípio, fazer vista grossa, mas decide tomar uma atitude ao descobrir que Idi Amin virou um maníaco sanguinário e que sua vida também está em risco. Em seu primeiro longa de ficção, o escocês Kevin Macdonald usa sua experiência para criar um convincente retrato de Uganda sob o domínio de Dada, com uma fotografia de cores saturadas e câmera na mão. Mas o grande trunfo de O Último Rei da Escócia é sua visão da realidade africana. Em vez de lançar um olhar caridoso para o continente - como o recente Diamantes de Sangue -, a produção usa a fórmula do "buddy movie" para fazer uma parábola sobre como a ingenuidade camuflada de boas intençôes do Primeiro Mundo pode ajudar a alimentar a miséria do Terceiro. (Ricardo Calil)
(Resenhas adaptadas da seção Guia da Folha, Folha de S. Paulo, 02 fev. 2007.)
O apelo nacionalista é apontado como aspecto negativo do filme em questão:

  • a
    apenas no texto 1.
  • b
    apenas no texto 2.
  • c
    apenas no texto 3.
  • d
    apenas nos textos 1 e 2.
  • Próxima Questão