Questão: 97446 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

“Mas eu ainda espero angariar as simpatias da opinião, e o primeiro remédio é fugir a um prólogo explícito e longo. O melhor prólogo é o que contém menos coisas, ou o que as diz de um jeito obscuro e truncado. Conseguintemente, evito contar o processo extraordinário que empreguei na composição destas Memórias, trabalhadas cá no outro mundo. Seria curioso, mas nimiamente extenso, e aliás desnecessário ao entendimento da obra. A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.”

Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Sobre o fragmento em questão, pode-se afirmar que:

  • a
    explicita o modo de composição da obra em questão, feita em estilo “obscuro e truncado”, além de reticencioso, de tal modo ambíguo, que quase prejudica a compreensão do sentido.
  • b
    revela a visão artística do autor para quem a literatura, por estar restrita a um público letrado na Europa e composto, principalmente, pela ala feminina, deveria atender ao gosto desse leitor.
  • c
    expressa, por meio da ironia e desdém, a visão que Machado tinha da sociedade e do próprio leitor de seu tempo, cuja frivolidade se espelhava no gosto pelas narrativas esvaziadas de complexidade ou de apelos à reflexão.
  • d
    a excessiva preocupação com as aparências e com “angariar as simpatias da opinião” conduzirá a narrativa, seus avanços e recuos, e será essa a lente que ditará a melhor conduta e, por conseguinte, o destino de Brás Cubas.
  • Próxima Questão