Sobre as obrigaçôes civis, é correto afirmar:
I - Na obrigação de dar coisa certa, se o objeto se perder, não havendo culpa do devedor e perdida a coisa antes de efetuada a tradição ou pendente a condição suspensiva, resolve-se a obrigação para ambos os contratantes, ou seja, em uma compra e venda, o prejuÃzo será apenas do vendedor, pois ele é o proprietário do bem.
II - Nas obrigaçôes alternativas, a escolha cabe ao credor. Estando obrigado a receber parte em uma prestação e parte em outra, e quando a obrigação for de prestaçôes periódicas, a faculdade de opção pode ser exercida em cada perÃodo.
III - A assunção de dÃvida, que é uma cessão de débito, é negócio jurÃdico bilateral pelo qual um terceiro, estranho à relação obrigacional, assume a posição de devedor, responsabilizando-se pela dÃvida, sem extinção da obrigação originária, que subsiste com seus acessórios, e tem as mesmas consequências jurÃdicas que a novação.
IV - A cláusula penal, ou pena convencional, é um pacto acessório, em que as partes contratantes pré-estabelecem as perdas e danos a serem aplicadas contra aquele que deixar de cumprir a obrigação ou retardar o seu cumprimento.
V - Na ação em consignação, julgado o pedido consignatório, opera-se a extinção do vÃnculo obrigacional, não cabendo mais ao devedor pleitear o levantamento do depósito, salvo se o credor e todos os demais co-obrigados pelo débito consentirem.
A
As alternativas I e II estão corretas.
B
As alternativas I, IV e V estão corretas.
C
As alternativas II e IV estão corretas.
D
Todas as alternativas estão incorretas.