Questão: 102029 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Leia o texto abaixo, o fragmento inicial do texto “Vida rumo canção e semiótica”, do livro Todos entoam, de Luiz Tatit, para responder à questão.

Dois presentes de avô, um rádio de pilha aos dez anos e um violão aos doze, lançaram-me no mundo da canção e livraram-me em parte do tédio e dos temores da infância. Até então imaginava que a vida dividia-se em escola, que mais tarde desembocaria numa profissão, e futebol, que bem logo, segundo os adultos, cederia lugar a coisas mais importantes. Nada mais. O rádio foi para mim um contato direto com o sublime. Ouvia as cançôes e os cantores como se fossem personagens de uma história de fascínio em que todos disputavam o papel de sedutor-mor. As paradas de sucessos, com suas indefectíveis classificaçôes, confirmavam-me plenamente essa impressão. Nutria uma admiração imensa pelos intérpretes que arrebatavam os primeiros postos e até hoje não sei se venciam porque cantavam minhas cançôes preferidas ou se eu que acabava preferindo as cançôes vitoriosas. De todo modo, estava ali, dentro do rádio, um mistério que por essa época me bastava conservar. O desejo de decifrar viria bem depois.

Levando em consideração as afirmaçôes do texto e as orientaçôes da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que, no trecho:

  • a
  • b
  • c
  • d
  • Próxima Questão

    Respostas corretas: 0

    Respostas erradas: 0

    Percentual de acertos: 0 %

    Reiniciar Desempenho

    Comente sobre essa questão

    Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre essa questão. Seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.