Questão: 37006 - Administração - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A filosofia da responsabilidade social das empresas vem ganhando força, ano a ano, no Brasil e no mundo. A chamada cidadania corporativa configura-se pela ética nas práticas de gestão, junto às mais diversas frentes. Cada vez mais as empresas mostram-se interessadas em adotar a transparência nas suas açôes, em proporcionar melhor qualidade de vida às comunidades no entorno de suas instalaçôes, em se submeter a normas internacionais que tratam da conduta ética, etc.
Um aspecto menos divulgado nesse contexto é o do marketing.
Dentre as afirmativas a seguir, indique a que retrata acertada mente o papel exercido pelo marketing e suas ferramentas no contexto da responsabilidade social das empresas.

  • a
    O marketing desempenha um papel maior do que o devido, pois, por oportunismo, as empresas deixam de praticar a boa cidadania corporativa de uma forma altruística, para colher os louros advindos da melhoria de imagem.
  • b
    O marketing desempenha um papel muito tímido nesse contexto, uma vez que, numa iniciativa de responsabilidade social, apenas um de seus elementos é empregado: a comunicação dos resultados alcançados.
  • c
    O marketing não desempenha nenhum papel no âmbito da responsabilidade social, pois esta é uma filosofia de gestão, não fazendo sentido imaginar-se uma "venda" para consumidores - o terreno de aplicação do marketing, por excelência.
  • d
    O marketing exerce um amplo papel no contexto da responsabilidade social, já que, em última análise, está-se atendendo a necessidades e desejos de consumidores e isso envolve a aplicação de várias das ferramentas do marketing.
  • Próxima Questão