Questão: 4040 - Interpretação e Linguagem - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A Norma (1831) é claramente uma ópera que encena, numa suposta rebelião gaulesa contra a tutela romana na Antiguidade, a desejada libertação dos italianos em face das potências estrangeiras [...] que lhes vedam a independência e a unidade nacional.
O trecho acima está clara e corretamente reescrito em:

  • a
    A Norma (1831) é uma peça que dramatiza claramente uma suposta rebelião gaulesa contra o controle romano na Antiguidade, pressupondo a almejada libertação dos italianos contra as potências estrangeiras que lhes vetam a independência e a união entre as naçôes.
  • b
    A Norma (1831) faz supor que tenha existido uma rebelião gaulesa contra a tirania romana na Antiguidade, quando o que de fato ali ocorreu foi um momento de libertação da Itália em face das potências estrangeiras que dificultavam sua emancipação e unidade enquanto país.
  • c
    Na Norma (1831), uma alegada revolta gaulesa contra o domínio romano corresponde à superfície do texto, que, na verdade, encena a almejada libertação dos italianos das potências estrangeiras que lhes impediam a independência e a unidade nacionais.
  • d
    A Norma (1831) é uma ópera encenada a respeito da claramente ansiada libertação dos italianos de-fronte das potências estrangeiras que lhes negam a união, mas ela refere explicitamente uma insurreição gaulesa contra a tutela romana na Antiguidade.
  • Próxima Questão