Questão: 68958 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Instruçôes: Para responder às questôes de números 72 e 73 considere o texto abaixo.
(...) em 1848, surgiu em Pernambuco a Revolução Praieira (...) em Olinda e Recife, respirava-se o que o autor anônimo, adversário das revoluçôes, chamava anos antes de “maligno vapor de Pernambuco”. O vapor se compunha agora também de crítica social e idéias socialistas (...).
Idéias socialistas foram veiculadas por gente como Louis Vauthier, contratado pelo presidente da província para embelezar Recife, e o general Abreu Lima, autor, anos mais tarde, de um pequeno livro intitulado O Socialismo. Não era o socialismo de Marx, pouco conhecido naquela altura, mesmo na Europa, mas o de autores franceses como Proudhon, Fourier e o inglês Owen. Não imaginemos, porém, que a Praieira tenha sido uma revolução socialista. Precedida por manifestaçôes contra os portugueses, com várias mortes no Recife, ela teve como base, no campo, os senhores de engenho ligados ao Partido Liberal. Sua razão de queixa era a perda do controle da província para os conservadores. Cerca de 2.500 rebeldes atacaram Recife, sendo, porém, derrotados (...).
O núcleo urbano dos praieiros (...) sustentou um programa favorável ao federalismo, à abolição do Poder Moderador, à expulsão dos portugueses e à nacionalização do comércio a varejo, controlado em grande parte pelos lusitanos. Como novidade, aparece a defesa do sufrágio universal, ou seja, do direito de voto para todos os brasileiros (...), sem a exigência de um mínimo de renda.
(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009, p. 178-9)
O conhecimento histórico e o texto permitem inferir que Boris Fausto, assim como muitos historiadores,

  • a
    apoia a visão de que a intensa participação popular e de liberais revela a influência do anarquismo, na Revolução Praieira, ao contrário da revolução de 1848, que foi influenciada pelos ideais defendidos pelos socialistas.
  • b
    demonstra que a Praieira foi um movimento das classes populares apoiado nos ideais socialistas, diferentemente da revolução francesa de 1848, que teve por base os princípios marxistas de luta do proletariado.
  • c
    defende que, embora a Praieira não tenha sido uma revolução socialista, foi fortemente influenciada por essa doutrina, diferentemente da revolução de 1848, que foi sobretudo um movimento anarquista.
  • d
    revela que a Praieira, ao propor a união política dos diversos setores, apoiava-se na doutrina socialista, enquanto a revolução francesa de 1848 defendia os ideais econômicos e políticos da doutrina marxista.
  • e
    discorda da visão de que a Praieira tenha sido um movimento socialista ou influenciado pelo socialismo, ao contrário da revolução francesa de 1848, que ganhou força sobretudo graças à atuação dos socialistas.
  • Próxima Questão