Questão: 69111 - Geografia - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A organização regional do país que ora se apresenta difere da que ainda está vigente. Verifica-se, de um lado, a fusão das regiôes Sul e Sudeste gerando o Centro-Sul que inclui ainda parte da antiga região Centro-Oeste. Esta, por outro lado, desaparece, parte repassando a integrar o Centro-Sul, parte a Amazônia. O desaparecimento da região Centro-Oeste foi viabilizado pela fragmentação político-administrativa que ali se verificou na década de 80, a qual reflete, por sua vez, processos mais acentuados de diferenciação sócio-econômica do território. A Amazônia teve seu território ampliado, aproximando seus limites da denominada Amazônia Legal. Mas deve-se considerar que a regionalização aqui apresentada está apoiada em limites formais, isto é, político-administrativos. Se considerarmos outros limites que os estaduais, veremos, com certeza, que o Nordeste avança pelo Norte mineiro, fato que a SUDENE reconhece plenamente. Veremos também que os chapadôes sedimentares do oeste baiano, que passam pois intenso processo de modernização agrícola, poderão estar incluídos na região Centro-Sul do país e não no Nordeste. Mas estes e outros acertos, contudo, não afetam a base da organização regional do país em três grandes regiôes. (CORRÊA: 2001, p.198).
Dando continuidade a essa nova identidade regional para o território brasileiro a partir de três grandes regiôes geográficas, é correto afirmar em relação a região Centro Sul que:

  • a
    Representa a principal região agropecuária do país, pela enorme variedade de sua produção assim como em relação ao valor e volume de sua base produtiva como o café, a cana-de-açúcar, a laranja e o leite, entre outros.
  • b
    Apresenta diferentes tipos de conflitos sociais, estando a terra no centro dos conflitos e que envolve a reprodução do capital, de um lado, e a população indígena, de outro.
  • c
    Região que apresenta pequeno grau de articulação interna e caracteriza-se pela pequena divisão intrarregional do trabalho.
  • d
    Apresenta grande concentração de renda, implicando no mais elevado nível de consumo e no desenvolvimento maior das atividades terciárias, eliminando crescentemente o número de pobres das periferias das grandes cidades.
  • e
    Região que apresenta grande fragmentação político-administrativa aliada à força política e à aparente união dos grupos dominantes tradicionais e emergentes, que tornam possível a venda da imagem do subdesenvolvimento regional.
  • Próxima Questão