Questão: 9594 - Direito Civil - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A, solteira, conviveu por mais de cinco anos com B, casado, até que, em 1998, deu à luz um filho de B, o qual a abandonou, para viver exclusivamente com a esposa, da qual nunca se afastara. A convivência sempre fora oculta dos amigos dos conviventes. Representando o filho, A propôs ação de investigação de paternidade, que foi julgada procedente e encontra-se em grau de recurso.Em seguida, A ficou desempregada e ingressou com pedido de alimentos para ela e para a criança. Assinale a opção correspondente ao posicionamento correto a ser adotado,como Promotor de Justiça, no que tange aos alimentos.

  • a
    Oficiar pelo deferimento de alimentos para mãe e filho, em face do permissivo da Lei nº 9.278/96.
  • b
    Oficiar pelo indeferimento de ambos os pedidos, porque as relaçôes entre os conviventes foram secretas e adulterinas, bem como porque a sentença que reconheceu a paternidade ainda pode ser reformada.
  • c
    Oficiar pelo deferimento apenas de alimentos provisionais, quanto ao filho, e pelo indeferimento à ex-convivente, porque as relaçôes entre os conviventes foram secretas e adulterinas.
  • d
    Oficiar pelo deferimento de alimentos definitivos ao filho e pelo indeferimento quanto a A, porque as relaçôes entre os ex-conviventes foram secretas e adulterinas.
  • Próxima Questão